O ASSÉDIO MORAL ASCENDENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS

Autores

  • Carlos Cesar Miranda dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.35987/laborjuris.v1i2.17

Palavras-chave:

Assédio Moral Ascendente, Professores do Ensino Superior, Mercantilização do Ensino Superior

Resumo

Este trabalho versa sobre o assédio moral na relação aluno-professor, especificamente na sua forma ascendente. Esse fenômeno vem ganhando ênfase no cenário educacional brasileiro, principalmente devido ao clientelismo do corpo discente junto com o mercantilismo que paira nas estruturas das instituições de ensino superior privado. O cenário é de desvalorização e depreciação na relação do educador com seus educandos, uma vez que a figura do aluno-cliente se sobressai à do professor. Como consequência, surgem a fragilidade e a falta de respeito ao educador. A partir de revisão bibliográfica, análise documental e estudo do caso, objetivou-se identificar os aspectos motivadores mais relevantes, os tipos e possíveis consequências do assédio moral do aluno em relação aos professores e discutir a maneira como as instituições vêm lidando com a questão. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que, embora não tenha pretensão de exaurir o tema, visa revelar e discutir alguns aspectos relevantes no cenário de precarização do ensino superior devido às relações mercantilizadas dentro do ambiente universitário, em especial o assédio moral do aluno contra o professor do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Miranda dos Santos, C. C. (2019). O ASSÉDIO MORAL ASCENDENTE NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 1(2). https://doi.org/10.35987/laborjuris.v1i2.17