O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL POR MEIO DA POLÍTICA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) EM CAMAÇARI - BA

Autores

  • Filipe Reis Dias
  • Gabriella Leite do Carmo
  • Luana Brêda Mascarenhas Souza
  • Raissa de Jesus Nascimento
  • Vagner Nunes Costa
  • Victor Gomes Paixão Souza

DOI:

https://doi.org/10.35987/laborjuris.v1i1.37

Palavras-chave:

Trabalho infantil, Erradicação, Estatísticas

Resumo

Neste artigo propomos uma análise crítica acerca do trabalho infantil na cidade de Camaçari, tomando como ponto central a política nacional de erradicação do trabalho infantil (PETI), desta maneira através de uma revisão do “Diagnóstico Socioterritorial do Município de Camaçari, com Foco na Identificação do Trabalho Infantil”  onde podemos visualizar a forma como o trabalho infantil se comporta dentro da cidade seja na orla, no centro ou na zona rural. como também analisar o perfil dos indivíduos que se encontram nessa condição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Gislaine; SARAT, Magda. História da Infância no Brasil: Contribuições no Processo Civilizador. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
AZEVÊDO, José Sérgio G. de; MENEZES, Wilson F.; FERNANDES, Cláudia M. Fora do lugar. Crianças e adolescentes no mercado de trabalho. São Paulo: ABET, 2000.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal Brasileiro.
BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
CARVALHO, Inaiá Maria Moreira de. O trabalho infantil no brasil contemporâneo. Salvador: 2008
FERREIRA, Rosilda Arruda. Política educacional e poder local: análise das repercussões do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na educação de municípios pernambucanos. IN: Revista Brasileira de Educação, 2002.
MEDEIROS NETO, Xisto Tiago; MARQUES, Rafael Dias. Manual de Atuação do Ministério Público na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil/ Conselho Nacional do Ministério Público. Brasília: CNMP, 2013.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, 2015. Disponível em: <http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/programa-de-erradicacao-do-trabalho-infantil-peti >. Acesso 16, janeiro, 2020.
SOUZA, Dimas Antônio de; JÚNIOR, João Alves de Souza; LOBO, Felipe Ramos. Diagnóstico Socioterritorial do Município de Camaçari, com Foco na Identificação no Trabalho Infantil. Camaçari: UNILIVRECOOP, 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Filipe Reis Dias, Gabriella Leite do Carmo, Luana Brêda Mascarenhas Souza, Raissa de Jesus Nascimento, Vagner Nunes Costa, & Victor Gomes Paixão Souza. (2020). O COMBATE AO TRABALHO INFANTIL POR MEIO DA POLÍTICA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) EM CAMAÇARI - BA. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 1(1). https://doi.org/10.35987/laborjuris.v1i1.37