A ERGONOMIA E O MEIO AMBIENTE DE TRABALHO: A VULNERABILIDADE DO TRABALHADOR NA MODA E INDÚSTRIA TÊXTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.35987/laborjuris.v12i2.230Palavras-chave:
Meio ambiento do Trabalho;, Ergonomia, Indústria Têxtil;, Moda;, SaúdeResumo
O presente artigo aborda a intrínseca relação entre os direitos da personalidade no contexto do meio ambiente de trabalho, destacando a proteção dos atributos essenciais à pessoa humana, associados à vulnerabilidade do trabalhador frente a não utilização ergonômica no meio ambiente da moda e da indústria têxtil e suas repercussões na área da saúde. Para tanto, estuda-se os direitos fundamentais essenciais na garantia à dignidade e ao respeito nas relações laborais, impedindo abusos e violações. Ademais, para a compreensão desses conceitos utiliza-se de renomados autores como: Adriano de Culpis, Carlos Alberto Bittar, Carlos Roberto Gonçalves e Humberto Theodoro Júnior que ressaltam que os direitos da personalidade são inalienáveis, imprescritíveis e irrenunciáveis, englobando aspectos como integridade física, psicológica, moral, entre outros. Por fim, utiliza-se de princípios constitucionais e da garantia da saúde como direito da personalidade que visa promover a segurança para o trabalhador. Deste modo, destacamos também o conceito de ergonomia, que busca otimizar o bem-estar humano por meio da adaptação do ambiente de trabalho às necessidades dos trabalhadores.
Downloads
Referências
AUDACES. Ergonomia e modelagem: a união que faz diferença na qualidade da peça. Disponível em: https://audaces.com/pt-br/blog/ergonomia-e-modelagem. Acesso em 18 set 2023.
AMANTINE, Suzy Nazaré Silva Ribeiro. Desafio do ensino de design frente ao novo século; um estudo da disciplina de ergonomia nas escolas paulistas de desenho industrial. UNESP, 2003. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Design/Dissertacoes/susy_amantini.pdf. Acesso em: 18 set 2023.
MARIGHETTO, Andrea. A dignidade humana e o limite dos direitos da personalidade. Consultor Jurídico, 2019. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2019-ago-21/marighetto-dignidade-humana-limite-direitos-personalidade#_ftn1. Acesso em: 18 set 2023.
MARTINS, Suzana Barreto. O Conforto no vestuário: uma interpretação da ergonomia. Metodologia para avaliação de usabilidade e conforto no vestuário. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102065. Acesso em: 18 set 2023.
MELLYSA, Victória. Responsabilidade compartilhada: o papel dos empregadores e funcionários na saúde e segurança do trabalho. Bernhoeft, 2023. Disponível em: https://www.bernhoeft.com.br/responsabilidade-compartilhada/#:~:text=Os%20empregadores%20desempenham%20um%20papel,e%20doen%C3%A7as%20relacionadas%20ao%20trabalho. Acesso em: 13 out 2023.
OLIVEIRA, Ana Flávia. Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: ergonomia física, cognitiva e organizacional. BEECORP, bem estar corporativo, 2021. Disponível em: https://beecorp.com.br/ergonomia/. Acesso em: 18 set 2023.
STEINBERG, DAVID. Síndrome do túnel do carpo. Manual MSD, versão saúde para família, 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/doen%C3%A7as-das-m%C3%A3os/s%C3%ADndrome-do-t%C3%BAnel-do-carpo#:~:text=Os%20sintomas%20da%20s%C3%ADndrome%20do,queima%C3%A7%C3%A3o%20ou%20formigamento%20no%20antebra%C3%A7o..Acesso em: 14 out. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.