A ASSISTÊNCIA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL: OS IMPACTOS DA LEI N.º 10.216/2001
DOI:
https://doi.org/10.35987/laborjuris.v12i2.234Palavras-chave:
Saúde mental, Assistência psiquiátrica, Reforma psiquiátricaResumo
O presente artigo tem como finalidade examinar os impactos trazidos pela Lei da Reforma Psiquiátrica para a assistência Psiquiátrica no Brasil. Assim, objetiva-se investigar os avanços trazidos pela lei da Reforma Psiquiátrica para a assistência psiquiátrica no Brasil, descrevendo os caminhos percorridos pela assistência psiquiátrica brasileira e identificando as mudanças trazidas pela Lei n.º 10.2016/2021. De natureza exploratória, análise metodológica qualitativa e método hipotético-dedutivo, destina-se a responder o seguinte questionamento: em que medida a Lei da Reforma Psiquiátrica contribuiu para o enfraquecimento da hegemonia do modelo manicomial? Concluímos que, apesar da considerável redução de leitos e fechamento dos hospitais psiquiátricos, ante o obedecimento das diretrizes previstas na Lei da Reforma Psiquiátrica, esta contribui parcialmente para o enfraquecimento da hegemonia do modelo manicomial, tendo em vista que ainda existem hospitais psiquiátricos e leitos psiquiátricos, disponibilizados em todas as regiões do território nacional.
Downloads
Referências
BERLINCK, M.; MAGTAZ, A.; TEIXEIRA, M. A Reforma Psiquiátrica Brasileira: perspectivas e problemas. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 21-27, março de 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: Brasília, 6 jul. 2015.
BRASIL. Lei da Reforma Psiquiátrica (2001). Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da União: Brasília, 6 abr. 2001.
BRASIL. Ministério da Saúde. Centros de Atenção Psicossocial. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/desmad/raps/caps. Acesso em 25 nov. 2024. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema único 67 de Saúde (SUS).
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 336, de 19 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BUENO, R. O conceito basagliano de desinstitucionalização: de dentro do manicômio para a liberdade terapêutica. Revista Ciências Humanas, São Paulo, v. 17, e. 36, abril de 2024.
CAFÉ, L. Da higienização à loucura: uma perspectiva do processo higienizador “disciplinador”. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia, Programa de Pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
DESINSTITUTE. Da saída do manicômio à vida na cidade: estratégias de gestão e cuidado. Disponível em: https://desinstitute.org.br/documento/desinstitucionali-acao-da-saida-do- manicomio-a-vida-na-cidade-estrategias-de-gestao-e-de-cuidado.pdf?x25746. Acesso em: 23 nov. 2024.
FRAGA, M.; SOUZA, Â.; BRAGA, V. Reforma psiquiátrica brasileira: muito a refletir. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, 2006.
GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1961. RBEX, D. Holocausto brasileiro. 1. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2013.
ZILLER, B. Tudo sobre os serviços de saúde mental no Brasil. Disponível em: https://republica.org/emnotas/conteudo/tudo-sobre-os-servicos-de-saude-mental-no-brasil/.Acesso em: 25 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito da Seguridade Social
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.