ASSÉDIO MORAL DERIVADA DAS PUBLICIDADES REALIZADAS PELOS EMPREGADOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIAIS E LEGAIS

Autores

  • Aline Dias Silva Costa
  • Clícia da Luz Paixão
  • Emily Reis Alves Barreto
  • Francislene Cavalcante Vasconcellos da Silva
  • Larissa Teixeira Portela
  • Paloma Cedro de Moraes
  • Stela Santos Fiaes Vieira
  • José Araujo Avelino https://orcid.org/0000-0003-4146-0081

DOI:

https://doi.org/10.35987/laborjuris.v12i2.237

Palavras-chave:

Assédio Moral, Ambiente de Trabalho, Publicidade, Desvio de Função, Direitos Trabalhistas.

Resumo

O presente trabalho buscou examinar o assédio moral no ambiente de trabalho durante a elaboração de publicidades, questionando: nesse contexto, como o assédio moral se manifesta na elaboração de publicidade no ambiente de trabalho? Tivemos como objetivo geral investigar as práticas de assédio moral relacionadas a essas atividades. Como objetivos específicos, buscamos analisar os contratos de trabalho, identificamos os casos de desvio de função, estudamos a influência das plataformas digitais nas relações laborais e avaliamos decisões judiciais relacionadas ao tema. Utilizamos do método hipotético-dedutivo combinado com uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Desse modo, foram discutidos aspectos como a relação entre contratos de trabalho e assédio moral, a ascensão das plataformas digitais e sua influência no comércio, além de questões legais envolvendo a obrigatoriedade de participação em publicidades. Partimos da hipótese central que a imposição de participação em publicidades configura o desvio de função no ambiente de trabalho tem contribuído para a manifestação do assédio moral. Concluímos nesta pesquisa que a imposição de publicidade e propaganda pelo empregador sem previsão no contrato de trabalho e anuência do empregado configura assédio moral.

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Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Aline Dias Silva Costa, Clícia da Luz Paixão, Emily Reis Alves Barreto, Francislene Cavalcante Vasconcellos da Silva, Larissa Teixeira Portela, Paloma Cedro de Moraes, Stela Santos Fiaes Vieira, & José Araujo Avelino. (2024). ASSÉDIO MORAL DERIVADA DAS PUBLICIDADES REALIZADAS PELOS EMPREGADOS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIAIS E LEGAIS. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 12(2). https://doi.org/10.35987/laborjuris.v12i2.237