A CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO À DESCONEXÃO NA RELAÇÃO LABORAL

Autores

Palavras-chave:

Direito à desconexão;, Tempos de Descanso;, Hiper Conexão;, Tempos de Trabalho

Resumo

No presente trabalho procuramos abordar os efeitos da digitalização e a forma como esta influenciou o trabalho e o direito.  Neste sentido, com a revolução digital em curso, surge a necessidade de incentivar a desconexão dos indivíduos, de modo a promover o descanso dos trabalhadores para melhorar a saúde deste.  Assim, direito à desconexão surge como um direito recente, fruto da evolução tecnologia da última década e do aumento significativo do teletrabalho, devido à pandemia de COVID-19.  Trata-se de um tema que foi durante anos amplamente debatido e que, finalmente, em 2021, teve consagração legal com o aditamento de um novo artigo ao Código do Trabalho.  Neste trabalho pretendemos fazer uma breve análise das causas que levam à necessidade de consagração expressa do direito à desconexão do trabalho e, posteriormente, à origem deste direito e sua evolução no ordenamento jurídico português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Pinto Faria

Mestranda em Solicitadoria na Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Politécnico do Porto. CIICESI, ESTG, Politécnico do Porto.

Susana Sousa Machado

Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico do Porto. CIICESI, ESTG, Politécnico do Porto.

Referências

Carmo Sousa Machado & João Galamba de Oliveira. (2021). Direito à desconexão - como evitar a intrusão e a exaustão? Revista Internacional do Direito do Trabalho, ano I, Nº 1, pp. 743-770.

Comissão Europeia. (2021). Quadro Estratégico da UE para a saúde e segurança no trabalho 2021-2027.

Leka, S. (2021). O futuro do trabalho num ambiente virtual e a saúde e segurança no trabalho.

Llave, O. V. (9 de junho de 2020). Covid-19 unleashed the potential for telework - How are workers coping? (Eurofound, Ed.) Obtido de https://www.eurofound.europa.eu/publications/blog/covid-19-unleashed-the-potential-for-telework-how-are-workers-coping

Maior, J. L. (2003). Do direito à desconexão do trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, nº 23, pp. 296-313.

Matzak, 66 (Tribunal de Justição da União Europeia 21 de fevereiro de 2018).

Moreira, T. C. (2017). O direito à desconexão dos trabalhadores. Em A. d. Laborais, Revista Questões Laborais, nº 49 (pp. 7-28). Almedina.

Moreira, T. C. (2021). O Direito do Trabalho na Era Digital. Coimbra: Almedina.

Moreira, T. C. (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho 2021.

Morgado, P. (2017). Impacto do trabalho na saúde mental - uma perspetiva do século XXI. Em M. M. Roxo, Trabalho sem fronteiras? O papel da regulação (pp. 129-140).

Portugueses, Ordem dos Psicólogos. (2021). Contributo Científico OPP para o Livro Verde do Futuro do Trabalho. Obtido de https://recursos.ordemdospsicologos.pt/files/artigos/livro_verde_do_futuro_do_trabalho.pdf

Sara Calado & filipa Ambrósio de Sousa. (2021). "Direito a desligar": Lei é suficiente, mas é preciso cumpri-la. Obtido de Pessoas by Eco: https://eco.sapo.pt/especiais/direito-a-desligar/

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Marta Pinto Faria, & Susana Sousa Machado. (2023). A CARACTERIZAÇÃO DO DIREITO À DESCONEXÃO NA RELAÇÃO LABORAL. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 9(1). Recuperado de https://revista.laborjuris.com.br/laborjuris/article/view/142