ONLINE/OFFLINE: O DIREITO À DESCONEXÃO FRENTE À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO BRASIL

Autores

  • Vanessa Vieira Pessanha
  • Daniel Rosário Cerqueira

Palavras-chave:

direito à desconexão, precarização do trabalho docente, hiperconectividade, saúde mental de professores e professoras

Resumo

Este artigo explora a relação entre o avanço tecnológico, o direito à desconexão e a precarização do trabalho docente, destacando os impactos da hiperconectividade no equilíbrio entre vida pessoal e profissional de professores e professoras. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o método hipotético-dedutivo, que visa responder a seguinte pergunta fundamental: de que maneira é possível concretizar o direito à desconexão de docentes da rede privada no Brasil, tendo em vista os desafios intrínsecos à profissão e substancialmente ampliados pelos avanços tecnológicos? Com base em uma análise jurídica e social, evidencia-se que a digitalização do trabalho, intensificada pela Indústria 4.0, trouxe não apenas benefícios, mas também desafios significativos, como o aumento da exploração laboral e a diluição de limites entre trabalho e descanso. Como proposta, enfatiza-se a necessidade de mecanismos de efetivação que assegurem o direito à desconexão, promovam condições dignas de trabalho e valorizem a profissão docente. Essas medidas são fundamentais para equilibrar progresso tecnológico e justiça social, garantindo um sistema educacional de qualidade e condições laborais saudáveis.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Vanessa Vieira Pessanha, & Daniel Rosário Cerqueira. (2025). ONLINE/OFFLINE: O DIREITO À DESCONEXÃO FRENTE À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS NO BRASIL. Revista De Direito Do Trabalho, Processo Do Trabalho E Direito Da Seguridade Social, 13(1). Recuperado de https://revista.laborjuris.com.br/laborjuris/article/view/273